Topo
22 de June de 2018
CÂMARA REALIZA 15ª ORDINÁRIA DE 2018 EM SEMANA MARCADA PELA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS

CÂMARA REALIZA 15ª ORDINÁRIA DE 2018 EM SEMANA MARCADA PELA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS

O Brasil vive um momento atípico nestes últimos dias, diante da paralização dos caminhoneiros. A Câmara Municipal de Medianeira, solidária ao ato, mostra seu compromisso com a população e segue com todas as atividades, realizando nesta segunda-feira (29), a 15ª Sessão Ordinária de 2018. Com nove matérias em pauta para deliberação, os vereadores acompanharam também a utilização da Tribuna Livre pela presidente do Centro de Saúde Yantem, Roseli Turcatel Motter, que trouxe para conhecimento de todos, a realização da II Semana de Fitoterapia do Município de Medianeria, entre os dias 05 à 09 de junho.

Após as saudações formais, Roseli abordou um breve histórico sobre as origens e a missão da Entidade, sem fins lucrativos, para com a comunidade; revelar a importância da fitoterapia como política pública e anunciar a programação da II Semana de Fitoterapia do Município de Medianeira, à população. E ao final, fez um pedido para os vereadores: “Que no próximo ano, possamos contemplar na programação da III Semana de Fitoterapia, a aprovação de Lei Municipal de criação do Programa Municipal de Fitoterapia do Município de Medianeira”, disse.

Dos requerimentos: matérias aprovadas em único turno.

Benefício aos servidores: Os nove vereadores de Medianeira dividem a autoria deste requerimento, aprovado e enviado para o prefeito Ricardo Endrigo, que buscam ter o conhecimento do prazo previsto para a elaboração e envio de projeto de lei, que regulamenta a concessão de vale transporte aos Servidores Públicos Municipais, conforme dispõe a Lei Orgânica Municipal. Tendo em vista que a Câmara já aprovou a abertura de crédito adicional ao orçamento vigente, permitindo assim o pagamento de auxílio transporte, conforme acordo coletivo de trabalho firmado, recentemente, entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Administração Municipal. Situação que ainda não foi disciplinada na forma da lei, reclamam os vereadores.

Pontos seguros: Tarcísio Becker requer ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná – DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, a realização de estudos e viabilização de recursos para a construção de pontos de ônibus com recuo na Rodovia Prefeito Vendelino Royer, PR-495, nos trechos entre Medianeira e Missal, bem como Medianeira à Serranópolis do Iguaçu. Tarcísio chama a atenção para a falta de acostamentos ao longo desta rodovia, o que oferece riscos para o tráfego de veículos, especialmente ônibus que atendem as comunidades rurais e possuem pontos de embarque e desembarque as margens da via sem recuos adequados. “A situação força os ônibus a ficarem parcialmente encima da via, o que tem ocasionado acidentes e atropelamentos cada vez mais frequentes, segundo relatos de usuários” – frisou. Requerimento aprovado por unanimidade.

Risco iminente de acidente: Valdecir Fernandes requer junto ao gerente de engenharia da Ecocataratas, Jean Zolett, a realização de estudos objetivando a instalação de uma lombada na Avenida 24 de Outubro, entre as Ruas Rio Grande do Norte e Riachuelo, ou a liberação para que o Município possa instalar. O autor cita que a Avenida pertence a faixa de domínio da Ecocataratas, trecho em que muitos motoristas saem da BR-277 em velocidade acima do limite prudencial, colocando em risco outros motoristas e pedestres que ali circulam diariamente. O número de empresas localizadas nas proximidades, bem como de uma escola municipal preocupam ainda mais os moradores das mediações, dado o tráfego acentuado em horários de pico. – Matéria aprovada por unanimidade.

Valorização da classe: Antonio França questiona as autoridades competentes da Administração, em que fase está o processo de reformulação dos Planos de Carreira dos Profissionais da Educação Municipal, conforme Metas do Plano Municipal de Educação - PME. A reformulação, de acordo com o vereador, visa garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da educação e, consequentemente, melhores condições de ensino para os alunos. Onde menciona que professores e outros profissionais da área educacional o estiveram o procurando para relatar que o plano de cargos do magistério ainda não foi concluído, descumprindo as metas do PME estabelecidas pela própria Administração Municipal.

Projetos de lei aprovados em segundo turno:

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo n.º 003/2018, de autoria de Tarcísio Becker, o qual declara de utilidade pública a Associação de Excelência Esportiva de Medianeira – CEEM.

 

CÂMARA REALIZA 15ª ORDINÁRIA DE 2018 EM SEMANA MARCADA PELA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS
CÂMARA REALIZA 15ª ORDINÁRIA DE 2018 EM SEMANA MARCADA PELA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS
CÂMARA REALIZA 15ª ORDINÁRIA DE 2018 EM SEMANA MARCADA PELA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS

Fonte: Câmara Municipal de Medianeira

Tags


Compartilhe

Google+