Topo
22 de July de 2018
Casquinhas coloridas são uma tradição de Páscoa

Casquinhas coloridas são uma tradição de Páscoa

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim, um ovo, dois, três ovos assim....


Coelhinho da páscoa que cor ele tem? Azul, amarelo e vermelho também ....


Quem não conhece esta cantiga de Páscoa? Pois é, e assim como ela, as casquinhas coloridas com amendoim doce dentro também!


Pintar as casquinhas de ovos e recheá-las com amendoim cri-cri é uma doce recordação da infância para muitos. Elas são tradicionais aqui no sul do Brasil, mas são pouquíssimas pessoas que ainda seguem com essa tradição.


As casquinhas são de ovos de galinha mesmo, que são lavadas e higienizadas. Depois são pintadas a mão, e os desenhos ficam por conta da criatividade de quem faz. Elas podem ser simplesmente pintadas de uma só cor, ganhar bolinhas, florzinhas e até mesmo carinhas.


Quem tiver mais disposição pode acrescentar outros tipos de materiais e criar peças lindas. Como as que Ângela está fazendo para seus sobrinhos. São porquinhos, galinhas, elefantinhos, palhacinhos e muito mais, basta ter criatividade.


"Decorar casquinhas de ovos para Páscoa é uma tradição na família, é demorado para fazer e exige tempo e dedicação, porém esse tempo é recompensado quando termina a decoração e se vê o resultado, ficam lindas!", conta Ângela.


Para pintar as casquinhas e recheá-las é preciso retirar a clara e a gema sem quebrar muito a casca, de preferência fazer somente um furinho em uma das extremidades, e logo em seguida lavar com água. Após secas é só por a mão na massa!


Ângela conta que alguns modelos achou na internet e os outros conforme foi fazendo foi tendo novas ideias e decorando. "O principal para a casquinha ficar bonita é ter diversas opções de materiais, várias cores de tintas, fitas, linhas, EVA e tudo mais que for utilizar e claro, e gostar do que está fazendo", pontua.


E não é cedo para começar não, apesar de ainda faltar um mês para a Páscoa, já passou da hora de pesquisar e escolher o que vai fazer, pois este trabalho requer tempo. As peças pintadas precisam secar bem antes de serem recheadas. Para finalizar pode-se fechar as casquinhas com forminhas de brigadeiro, é só colar e esperar secar.


Esta também pode ser uma opção para complementar a renda da família, eles podem ser dispostos em cestas, latas decoradas ou em embalagens plásticas, ficam lindos!


Casquinhas coloridas são uma tradição de Páscoa
Casquinhas coloridas são uma tradição de Páscoa
Casquinhas coloridas são uma tradição de Páscoa


 

Compartilhe

Google+