Topo
17 de November de 2017
Chuva chega nesta sexta e PR terá mais um fim de semana com risco de temporais

Chuva chega nesta sexta e PR terá mais um fim de semana com risco de temporais

Simepar reforça que o sábado será mais chuvoso que a sexta, com pancadas a qualquer hora do dia em todas as regiões


Sistema de baixa pressão que avança do Paraguai em direção ao Paraná se alia à chegada de nova frente fria , que já se desloca sobre o Litoral, e traz, novamente, muita chuva ao estado. Assim, a sexta-feira (3) começa com instabilidade na região Oeste paranaense e termina com chuva em todas as áreas. Curitiba e praias não ficam de fora. Pouco antes das 6 horas, já chovia em cidades como Foz do Iguaçu e Pato Branco. O Simepar alerta que as pancadas devem chegar acompanhadas de vento forte e raios, como em Francisco Beltrão, onde as rajadas de vento alcançaram os 87 km/h no início da manhã.


Em Curitiba, a previsão é de que a chuva chegue na parte da tarde. Nesta sexta, os termômetros chegam aos 24°C na cidade, que teve mínima na casa dos 10°C durante a madrugada. No sábado (4), quando a instabilidade segue forte em todas as regiões do Paraná, as temperaturas continuam contidas, com mínima de 15°C e máxima de 24°C, de acordo com o Simepar.


Segundo as previsões, o sábado será mais chuvoso que a sexta , com pancadas a qualquer hora do dia, por causa da intensificação do sistema de baixa pressão que ajuda a manter o dia fechado. O risco de temporais se mantém alto nos três estados da região Sul, mas a chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o Oeste dos estados.




A região de Foz do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, deve registrar muita chuva novamente nos próximos dia. Conforme a Climatempo, simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão prevendo de 100 mm a 200 mm de chuva acumulados de 3 a 7 de novembro. Pode chover em 5 dias o equivalente à média de chuva normal para o mês de novembro que fica em torno de 150 mm - reforçando os acumulados altos de outubro. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Foz do Iguaçu acumulou 465,0 mm durante os 31 dias de outubro, um pouco mais do que o dobro da média de chuva o mês que é de 220 mm.


A previsão também desanima quem foi curtir o feriado prolongado no Litoral. Chuvas e trovoadas passam a predominar na região a partir da tarde desta sexta. No sábado, deve chover mais entre a tarde e a noite, e no domingo, durante todo o dia. No fim de semana, as temperaturas variam entre 20°C e 26°C em Matinhos e Guaratuba e 17°C e 26°C em Antonina.


A frente fria tecnicamente se afasta do Sul do Brasil durante o domingo (5). Depois disso, a chuva forte diminui, mas áreas de instabilidade predominam no Paraná pelo menos até a próxima terça-feira (7).


Até lá, o calor não deve dar as caras na parte mais a leste. Em Curitiba, a previsão de máxima para os próximos cinco dias é entre 21°C e 23°C. Em Guarapuava, na região Central, os termômetros batem 24°C no sábado e no domingo, assim como em Ponta Grossa. Já em Foz, o fim de semana será de chuva, mas com tempo abafado. No sábado, faz 27°C na cidade, e no domingo, 30°C.


Fonte: Gazeta do Paraná

Tags


Compartilhe

Google+