Topo
22 de April de 2018
Com excesso de água, Usina de Itaipu abre as três calhas do vertedouro

Com excesso de água, Usina de Itaipu abre as três calhas do vertedouro

Vazão no domingo (14) se aproximou de 6 milhões de litros de água por segundo, o equivalente ao volume de quatro Cataratas do Iguaçu; situação não ocorria desde junho de 2016



Com o excesso de água no reservatório, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, abriu as três calhas do vertedouro no domingo (14).


Pela manhã de domingo, a vazão escoada se aproximou dos 6 milhões de litros por segundo, o equivalente ao volume de quatro Cataratas do Iguaçu. No sábado (14), havia chegado a três vezes.


A cena rara com as 14 comportas abertas não era registrada desde junho de 2016 e é resultado da grande quantidade de chuvas na Bacia do Rio Paraná, que compreende os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.


A direção da hidrelétrica reforça que o escoado pelo vertedouro é o excedente de água não usado na produção de energia, que já é 8,5% maior que o acumulado nas duas primeiras semanas de janeiro de 2017.


Desde o dia 1º, Itaipu produziu 4.181.704 megawatts-hora (MWh), contra os 3.862.829 MWh no mesmo período do ano passado.


Ainda segundo a binacional, um dos principais fatores que favorecem o aumento da produção de Itaipu, além da situação hidrológica, é a retomada do crescimento da economia no Brasil, que gera maior demanda por eletricidade, principalmente do setor industrial.


Para segunda-feira (15), a previsão é que apenas uma das três calhas permaneça aberta, o que vem ocorrendo desde o dia 30 de dezembro de 2017.




Fonte: G1

Tags


Compartilhe

Google+