Topo
22 de June de 2018
“Corredor de umidade” não deixa a chuva ir embora do Paraná

“Corredor de umidade” não deixa a chuva ir embora do Paraná

Chove da manhã até a noite em todo o Paraná em volumes maiores


A quarta-feira (10) promete ser mais um dia com tempo de outono em pleno verão. Em Curitiba, a temperatura máxima prevista pelo Instituto Simepar é de 21ºC, e no Litoral, a máxima não passa de 25ºC. Além disso, ventos em diversos níveis do estado conseguem canalizar a umidade que vem da Região Norte do país sobre diversas regiões do estado. Por isso, a chuva desta quarta pode ser mais intensa, principalmente nas praias.


Apesar das máximas baixas para a época do ano, a amplitude térmica será de apenas 5ºC em Curitiba, fazendo com que a mínima não desça mais do que 16ºC. No Litoral, enquanto isso, a variação fica em 4ºC, já que a mínima é de 21ºC.




De acordo com Tarcízio Costa, meteorologista do Simepar, é o tempo encoberto que deixa as temperaturas baixas no Paraná. “Essa é uma situação pontual, que deve acabar já na quinta-feira, quando as máximas sobrem um pouco”, explica Costa.


A instabilidade, enquanto isso, é causada por um fluxo de umidade e calor nos níveis médios da atmosfera, que vem da região Norte do Brasil e chega aos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e o oeste de São Paulo.


Por causa do fluxo de umidade, a chuva permanece da manhã até a noite em todas as regiões do Paraná. No estado inteiro, temperaturas não passam dos 27ºC. Em Foz do Iguaçu, por exemplo,o dia começa com 21ºC e vai esquentando até 25ºC. Já no Norte do estado, em Maringá, a mínima é de 19ºC e a máxima de 25ºC. Para a região Centro-Sul, as mínimas são um pouco mais baixas. Em Guarapuava, o dia começa com 15ºC e chega a 21ºC.


Próximos dias


O sol deve voltar a aparecer na quinta-feira (11), quando as chuvas passam a acontecer somente no período da tarde tanto em Curitiba quanto no Litoral. Assim deve se manter o tempo pelo menos até domingo (14), de acordo com previsão do Simepar.


Fonte: Gazeta Do Povo

Tags


Compartilhe

Google+