Topo
14 de August de 2018
CREAS realiza Capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

CREAS realiza Capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

A Administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou no último sábado (17), a primeira capacitação às Famílias Cadastradas no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, na Câmara Municipal.


A capacitação foi ministrada pela Assistente Social, Neusa Eli Figueiredo Cerutti, com o Tema: “Acolhimento Familiar: Uma alternativa para a garantia do principio constitucional da Convivência Familiar”. A palestrante é referência no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Cascavel/PR.


O objetivo do encontro foi à sensibilização das famílias que já manifestaram interesse em receber crianças e adolescentes em seus domicílios, assim como explanar a experiência de famílias acolhedoras de Cascavel e a rotina familiar que se estabelece com o acolhimento.


O programa efetiva o acolhimento familiar de crianças e adolescentes cujas famílias estão temporariamente impossibilitadas de prestar os cuidados essenciais. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período, essas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio.


Salientamos que o acolhimento não é adoção, ao acolher provisoriamente uma criança ou adolescente, as famílias candidatas são sensibilizadas da diferença entre “acolher” e/ou “adotar”.


Interessados em mais informações e dúvidas sobre a documentação e inscrições, entrar em contato com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sito na Rua Mato Grosso, 1910, centro. Telefone: 3264-8693 - E-mail: creas@medianeira.pr.gov.br.


Fonte: Prefeitura de Medianeira - Assessoria

Tags


Compartilhe

Google+