Topo
24 de February de 2018
Detran dá dicas para uma viagem segura no Carnaval

Detran dá dicas para uma viagem segura no Carnaval

Entre os feriados nacionais, o Carnaval é um dos períodos mais críticos do calendário devido ao enorme fluxo de veículos nas rodovias federais e estaduais. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), preocupado em preservar a vida de todos os condutores, preparou uma lista de verificações para que você, motorista, possa fazer uma viagem segura e tranquila.


Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, foram registrados durante o Carnaval do ano passado 1.696 acidentes de trânsito. Sendo 323 graves e 140 mortes.


“Sabemos que muitas dessas vidas poderiam ter sido preservadas, com um bom planejamento e direção defensiva. Por isso, é importante que o motorista esteja atento e se informe sobre a viagem, como, por exemplo, as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis. Não esquecer da documentação pessoal e do veículo”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


O planejamento inclui também, além do trajeto, a checagem com o automóvel, como, por exemplo: óleo, nível de água e calibragem dos pneus.


É o caso da consultora de vendas de 25 anos, Franciele Marcante Alves, que verifica a cada viagem que faz os itens básicos do veículo. Como os reservatórios de água do para-brisa, a gasolina, o nível do radiador e do óleo, a quilometragem e a calibração dos pneus.


“Em média eu faço três viagens por mês e reviso todos esses itens, pois eles asseguram a estabilidade do meu carro e previnem acidentes. E se a viagem é muito longa eu paro de novo em algum posto e verifico se continua tudo certinho, porque posso correr o risco do motor esquentar, da água subir”, explica a consultora.


Já para prevenir acidentes, Franciele dirige com cuidado e compartilha sua experiência de estrada.


“Para quem vai pegar a estrada nesse feriado, tome cuidado com os caminhões, ultrapasse só quando for permitido e com segurança, não use o celular. Pé na estrada com calma e cuidado”, diz Franciele.


ORIENTAÇÕES


Ter uma boa noite de sono antes da viagem;


Ingerir comidas leves;


Verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório;


 Faróis acesos para ver e ser visto;


Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;


Pneus calibrados e em bom estado;


Se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar;


O condutor deve programar paradas a cada 3 horas;


Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem;


 Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.


Fonte: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ

Tags


Compartilhe

Google+