Topo
24 de May de 2018
DTM, dor que atinge milhões de pessoas e tem tratamento explica Dra. Márcia Bampi

DTM, dor que atinge milhões de pessoas e tem tratamento explica Dra. Márcia Bampi

Sabe aqueles dias que nos deparamos com dores na face, em alguns casos frequentes, passando de  leves  para dores esmagadoras? Você pode ser uma entre várias pessoas com DTM, distúrbio facilmente tratado em que o objetivo é o controlar a dor, a recuperar da função do aparelho mastigatório, reeducar o paciente e amenizar cargas adversas que perpetuam o problema.


A ATM é a Articulação Temporomandibular, estrutura formada pela mandíbula, pelo osso temporal, pelo disco articular e outras pequenas estruturas. A principal função da articulação é a abertura e fechamento da boca. Por isso, quando há algum incômodo ou dor nessa região, é preciso procurar um especialista em DTM e dor orofacial, para fazer um correto diagnóstico e tratamento.


O que é DTM?


A disfunção temporomandibular é um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas (dentes, pele, vasos sanguíneos, glândulas)


Uma pessoa diagnosticada com DTM pode apresentar alguns sinais importantes que não devem ser ignorados:




  • dor na região da face

  • mudança na mordida de forma súbita

  • limitação ou travamento de movimentação da mandíbula

  • dor irradiada para cabeça, ouvido, pescoço, dentes.


Sua etiologia é multifatorial ou seja são vários fatores que determina o aparecimento dessa disfunção, mas o bruxismo noturno ou do sono é uma das causas mais freqüentes da DTM, na qual consiste no ato de ranger os dentes, causando desgastes excessivos dos dentes e dores. É muito importante buscar tratamento para este transtorno. Outro transtorno bem comum é o bruxismo em vigília, na qual é um fator de risco para o desenvolvimento da DTM, consiste em apertamento dos dentes enquanto estamos acordados. Este tipo de condição está relacionado ao estresse e a ansiedade.


A dor orofacial atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano só no Brasil. Ela compromete a movimentação da mandíbula, causando transtornos e requer tratamentos. Em sua maioria, o tratamento é conservador e se dá por meio de placas oclusais, medicamentosa, fisioterapias, orientações, compressas e dietas específicas.


Apresenta alguns dos sintomas acima, já realizou vários tratamentos, mas o desconforto e a dor não desaparecem? Agende um consulta na Odontologia Integrada Dra. Márcia Bampi - Ortodontia, porque o que realmente importa é estar de bem com o mundo e sem dor  é claro!


Odontologia Integrada Dra. Márcia Bampi - Ortodontia, rua Pará, 1381, Centro, telefone (45) 3264-4491.


Curta nossa página Odontologia Integrada Dra. Marcia Bampi - Ordodontia


Fonte: Odontologia Integrada Dra. Márcia Bampi - Ortodontia

Tags


Compartilhe

Google+