Topo
25 de September de 2017
Edital de concursos públicos: o que fazer após a publicação

Edital de concursos públicos: o que fazer após a publicação

Um dos documentos mais esperados pelos candidatos, o edital detalha todas as regras do concurso público


Nem só do estudo de apostilas, vídeo aulas e cursos online para concursos públicos é feita a preparação para a conquista de um cargo público. Outro documento essencial para a leitura de qualquer candidato é o edital do concurso, que ditará desde os requisitos mínimos para a vaga, até as formas de inscrições, com data de validade e valores, bem como os conteúdos programáticos que serão abordados durante a prova, seus locais e os salários dos cargos almejados.


Imprescindível para o sucesso do candidato no concurso, a não leitura do edital pode acarretar até mesmo em uma desclassificação, pois ele esclarece questões importantes como:


  • O estilo de prova (dissertativa ou redação);

  • Número de questões, que varia de acordo com a prova;

  • Quais matérias específicas serão cobradas no concurso;

  • Provas práticas que podem ser aplicadas posteriormente, como digitação, idiomas, corrida, salto em distância, barras, entre outras;

  • Se haverá ou não nota mínima por matéria, chamada de nota de corte;

  • A cor específica da caneta para o concurso público;

  • A necessidade de um curso superior (muitos concursos não aceitam tecnólogos, por exemplo);


Fique atento aos editais de concursos publicados

Para não ser surpreendido com a publicação do edital de um concurso público para o qual você deseja se candidatar, acostume-se a acompanhar sites especializados em concursos. Estando atento com o que rola no mundo dos concursos públicos você estará sempre pronto para enfrentar o desafio. O primeiro passo, portanto, é a leitura atenta e detalhada do edital do concurso para, em seguida, elaborar um calendário de estudos.

Edital de concurso publicado, a leitura é essencial


Após a sua divulgação, é chegada a hora de ler o edital do concurso público desejado. Cada item do conteúdo programático deverá ser checado. Por exemplo, as disciplinas exigidas no edital irão ditar o plano de estudos do candidato. Então, é necessária atenção redobrada durante a leitura dos títulos das disciplinas exigidas nos concursos, pois elas podem conter mais de uma matéria.


Outra informação fundamental é a data da prova, que determinará o tempo de estudo disponível segundo a rotina do pretendente à vaga. Todas essas informações servem para ajustar o plano de estudos e adequar o número de dias até a prova.


Uma dica para otimizar a leitura do edital quando você procura alguma informação específica é o uso de atalhos que permitem buscar certas palavras ou expressões no documento, como o Control + F no caso de editais publicados na internet, em Word ou PDF.


Modificações e possíveis problemas em um edital de concurso


Além da leitura do edital, o candidato também deve ficar atento à possíveis retificações no documento, que irão interferir diretamente no seu interesse por determinado concurso público. A regra determina que a retificação do edital tenha a mesma publicidade do que o original, com divulgação na página da empresa organizadora e no Diário Oficial (que pode ser do estado, município ou da União de acordo com cada concurso).


Caso as mudanças aconteçam antes da abertura do prazo para as inscrições, o candidato evita surpresas desagradáveis antes mesmo de efetuar o pagamento da taxa. Quando o prazo de abertura das inscrições já está em andamento ou foi encerrado, as retificações no edital podem prorrogá-lo ou reabri-lo, afetando todo o cronograma previsto inicialmente.


Muitas vezes, os requisitos para assumir o cargo diferem dos necessários para efetuar a prova, como idade mínima de 18 anos. Entre as mudanças que podem ocorrer, estão a escolaridade, formações específicas em certas áreas, experiências profissionais, entre outros, que definirão se o candidato está ou não apto a participar do concurso. Geralmente, o prazo para as inscrições também é alterado após a retificação do edital.


Porém, todas as mudanças devem constar da lei que rege o cargo, já que, segundo a o artigo 37 da Constituição Federal, o edital não pode criar restrições não previstas em lei. Fique de olho nas informações dos concursos abertos com editais publicados para não ser pego desprevenido e foque nos estudos com vídeo aulas para concursos personalizadas de acordo com a vaga desejada para obter sucesso com a conquista do cargo público.


Fonte: Click Medianeira

Tags


Compartilhe

Google+