Topo
18 de November de 2017
Empresa medianeirense concorre à etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

Empresa medianeirense concorre à etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

A empresa medianeirense SWA Sistemas Acadêmicos, foi a vencedora do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) na etapa estadual referente a 2016. A empresa competiu com outras 100, nesta que é a categoria mais concorrida - Serviços de Tecnologia de Informação e agora concorre a etapa nacional.


Confira a entrevista com Leandro Scalabrin, sócio-proprietário da SWA:


1 - Como a SWA se sente em participar pela primeira vez prêmio da etapa nacional do MPE Brasil?


Como nem todas as empresas que vencem a etapa estadual conseguem pontuação para participar da etapa nacional, receber a visita dos avaliadores da etapa nacional já é mais uma vitória. Isso quer dizer que já somos finalistas no nacional. A visita ocorreu no dia 28 de abril. Agora nos basta aguardar a divulgação da grande vencedora que vai acontecer em outubro deste ano em um evento em Brasília.


2 –Vocês foram finalistas na etapa estadual em outros anos.  Como foi o processo de evolução até chegar a ser campeão estadual e agora participar da etapa nacional?


Como mencionei na questão acima, as devolutivas do questionário que tivemos nos últimos 5 anos foram muito importantes para fazer os ajustes necessários para chegar a excelência. Este trabalho de ajustar os processos, foi e é feito com o engajamento de toda a equipe SWA, desde a dona Maria do café envolvendo o departamento comercial, implantação, desenvolvimento, suporte técnico e administrativo, ou seja, todos devem ter conhecimento da importância e motivo de cada ação como também conhecer o impacto que cada uma tem no atendimento de nosso cliente e na construção do clima organizacional da empresa.


3 - Como e quando a SWA começou a participar do MPE?


A SWA começou a participar do Prêmio MPE em 2010 através do convite do SEBRAE, APL IGUASSU-IT e do Núcleo de Informática da ACIME, com o objetivo de conduzir a SWA para excelência em seus processos de gestão. Assim que começamos a participar, ficou claro que para o crescimento da empresa de forma sustentável e com longevidade esse deveria ser o caminho. Durante estes 6 anos de participação, tivemos a oportunidade de ser finalistas por 4 vezes até chegar a ser a grande campeã no ciclo 2016. Mas é importante mencionar que a cada participação recebíamos a devolutiva dos pontos forte e dos pontos que deveríamos melhorar, e foi com muito trabalho e engajamento de toda a equipe SWA que conseguimos evoluir nos processos de gestão e agora sermos reconhecimento como a melhor empresa do estado no PR na categoria Serviços de Tecnologia da Informação que dissemina as boas praticas  de gestão.


4 - Cite alguns pontos em que a empresa melhorou desde a sua primeira participação até os dias de hoje


Conseguimos melhorar significativamente os resultados financeiros, pois quando ajustamos os processos, conseguimos ser mais eficientes nos trabalhos diários, com isso produzimos mais com menos. Ou seja, aumentamos nossa receita e reduzimos o custo de produção. Este resultado também refletiu na imagem da empresa, dando maior confiança para nossos clientes em contratar nossos serviços.


5 - Pretendem continuar participando do MPE?


Com certeza. O MPE é a primeira fazer do MEG, 100 pontos. Nosso objetivo definido no Planejamento Estratégico 2017-2019 e o MEG 250 pontos, ou seja, dar mais um passo nos processos de excelência na gestão. (http://www.fnq.org.br/avalie-se/inmg)


7 - Qual a contribuição da ACIME em todo esse processo?


Foi através do Núcleo de Informática da ACIME, que em 2010, a SWA começou a participar do MPE. Portanto, a associação teve um papel fundamental para que a SWA começasse a trilhar os caminhos da excelência e agora estamos sendo reconhecidos nacionalmente como uma empresa que dissemina as boas práticas de gestão.


Fonte: Acime

Tags


Compartilhe

Google+