Topo
21 de July de 2018
Exame de Elastografia Hepática é realizado na Clínica Eccocenter

Exame de Elastografia Hepática é realizado na Clínica Eccocenter

A Clínica Médica Clóvis Philippsen, Eccocenter adquiriu o novo aparelho de  Ultrassom, da marca Philips EPIQ 7, o primeiro aparelho instalado no Paraná, e o segundo no Brasil, que realiza a Elastografia ARFI (Acoustic Radiation Force Impulse); novo exame de ultrassom que avalia o grau de fibrose do fígado.


A avaliação do fígado é a sua principal indicação, permitindo o estadiamento não invasivo da hepatite crônica, importante na orientação do tratamento. Também é indicado na diferenciação dos nódulos benignos e cancerígenos da glândula tireoide e das Mamas.
A Elastografia é um exame não invasivo para avaliação da elasticidade dos tecidos, diferenciando tecido de consistência normal daquele de consistência aumentada, rígida.


O exame detecta com maior precisão a cirrose hepática, além de poder substituir a biópsia no acompanhamento da cirrose. O novo método avalia os riscos do desenvolvimento de um câncer hepático. Indicado principalmente para portadores de hepatite B e C e alcoólatras. O teste aponta o estágio da doença em cinco graus distintos. Diferentemente da biópsia tradicional, é indolor, rápido e não invasivo, oferecendo menos riscos ao paciente. Outra vantagem é que seu resultado é imediato.


De acordo com o médico Dr. Clóvis Philippsen, a elastografia ARFI permite quantificar o grau de fibrose do fígado, informação fundamental para decisão do tratamento. O exame detecta também a presença de nódulos no fígado, que podem corresponder a tumores malignos.
Tanto as hepatites quanto o consumo excessivo de álcool agridem o tecido hepático, provocando fibrose, que pode levar à cirrose.“O sangue rico em nutrientes do sistema digestivo é drenado para o fígado pela veia porta. No órgão, é metabolizado antes de cair na circulação sistêmica. Com fibrose ou obstruções, o sangue retorna por outras veias, causando dilatações anormais, hemorragias, e pode levar à morte”.


Disponível em poucos centros de saúde do país, o novo aparelho permite ainda um ultrassom completo do abdômen e um doppler da veia porta,
Os riscos de uma biópsia convencional envolvem sangramentos, dor e infecção. “Imagine realizar um exame desses todos os anos, como acontece com os pacientes transplantados, é um incomodo que oferece riscos. O novo aparelho garante maior precisão e conforto a essas pessoas”, destaca.


Inúmeros trabalhos científicos demonstram que a elastografia ARFI apresenta os mesmos resultados que a biópsia hepática, e alta compatibilidades com a ressonância. Segundo dados no Ministério da Saúde, 3 milhões de brasileiros sofrem de hebatite C e 2 milhões de hepatite B. Como se trata de uma doença silenciosa (assintomática), a maioria nem desconfia ser portador do vírus, responsável pelas duas enfermidades. Cerca de 50% dos brasileiros não sabem o que é hepatite C, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Principal pandemia no globo, a doença causa um milhão de mortes por ano no mundo.


Já a cirrose hepática causada pelo alcoolismo afeta cerca de 15 milhões de pessoas no país, causando a morte de 11 mil por ano. A doença virou destaque na mídia por causa do ex-jogador de futebol Sócrates em estado grave devido às complicações da doença.


A Clinica Médica Clovis Philippsen,conhecida pelo pioneirismo na área de ultrassonografia tridimensional, disponibiliza os mais avançados exames em análises clínicas e imagens de Ultrassonografia e Mamografia. Aclamada por sua excelência em medicina diagnóstica, realiza vários exames de imagens por mês. A clínica estará realizando a ELASTOGRAFIA DA MAMA E DA TIREOIDE. Eccocenter colocando sua Saúde em primeiro lugar.


Exame de Elastografia Hepática é realizado na Clínica Eccocenter
Exame de Elastografia Hepática é realizado na Clínica Eccocenter

Compartilhe

Google+