Topo
23 de June de 2018
Medianeira: Programa Saúde na Escola desenvolve ações de saúde bucal com alunos

Medianeira: Programa Saúde na Escola desenvolve ações de saúde bucal com alunos

Ensinar as crianças a cuidarem dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele, pois cria hábitos saudáveis e estimula o cuidado pessoal.


Partindo da premissa que a saúde começa pela boca, nada mais correta do que se enfatizar os cuidados com a saúde bucal e bons hábitos alimentares.


Por isso o Programa Saúde na Escola (PSE) que desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação visa a prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças e adolescentes dos Centros de Educação Infantil e Escolas.


Durante os meses de setembro e outubro a equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está visitando as escolas e CMEIs, para trabalhar educação odontológica e levantamento epidemiológico de cárie, sendo que os alunos que apresentam necessidade de tratamento odontológico são encaminhados as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento. Também estão sendo realizadas atividades com palestras voltadas para cada idade do escolar, estas ações fazem parte do PSE –Programa Saúde na Escola.


As Ações do Programa Saúde na Escola – PSE na área de odontologia são:


- Atividades de promoção de saúde bucal: Parceria saúde com educação.


- Bochecho de flúor – realizado semanalmente


- Escovação dental (entrega de kits de higiene)


- Avaliação da saúde bucal das crianças - após avaliação encaminhadas para atendimento clínico


- Atividades educativas - Palestras


A equipe já visitou as Escolas Angelo Darolt, Carlos Lacerda, Fernando Pessoa, Grizeld Fischborn, Idalina Bonatto, Guimarães Rosa, Ulisses Guimarães, São Luiz – Maralúcia e Semiramis, e os CMEIs Professora Silvia Donel, Moacir Micheletto e Pequeno Polegar. Nos próximos dias será a vez do CMEI Pequeno Príncipe, e das Escolas João Paulo, Plínio Tourinho, Jayme Canet e José Lorenzoni.


O PROJETO


A escola se constitui como espaço de interação professor-aluno, local formador de cidadãos. É um espaço fundamental para os escolares adquirirem bons hábitos e vivências que irão acompanhá-los durante a vida.


As diretrizes e objetivos do PSE é de tratar saúde e educação de forma integral e parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens. A gestão e coordenação do PSE são realizadas por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), nas instâncias Federal, Estadual e Municipal, centrada na gestão compartilhada numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados coletivamente, entre as equipes de saúde e educação, de forma a atender às necessidades e demandas locais. Esse planejamento deve estar refletido no Plano Político e Pedagógico da escola, constituindo uma importante ferramenta para a consolidação e fortalecimento das ações. As ações realizadas pelo PSE nas escolas são - Avaliação antropométrica; - Atualização do calendário vacinal; - Detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica (HAS); - Detecção precoce de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: hanseníase, tuberculose, malária etc.); - Avaliação oftalmológica; - Avaliação auditiva; - Avaliação nutricional; - Avaliação da saúde bucal; - Avaliação psicossocial.


Fonte: Prefeitura de Medianeira - Assessoria

Tags


Compartilhe

Google+