Topo
25 de September de 2017
Medianeira realiza Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Medianeira realiza Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Município de Medianeira realiza, de 15 a 19 de maio, a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de Maio que foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Por isso Medianeira intensifica as atividades durante esta semana com ações acontecendo em diversas áreas. Este ano como parte das ações o município promove no dia 15 de maio, as 13h no Centro Popular de Cultura - CPC, uma palestra com o Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos José e Silva Fortes – CASÉ, coordenador do Movimento Nacional “Todos contra Pedofilia”, com renome nacional no assunto, tendo a palestra como tema: “Criança é prioridade! - TODOS CONTRA A PEDOFILIA – TODOS CONTRA O TRABALO INFANTIL - prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, sendo este o tema principal da campanha deste ano, além do tradicional símbolo da flor, acompanhado da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que lembra o cuidado e a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida. É importante ressaltar que o prazo máximo para confirmar participação na palestra é dia 10 de maio, com o CREAS ou pelo telefone 3264-8693.


As ações são realizadas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Rotary Club Medianeira Rio Alegria, Friella, Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes – CMDCA e Conselho Tutelar.


Além da palestra serão realizadas atividades conforme o cronograma a seguir:


De 02 à 12/05/2017 - Entrevistas rádio e Tv local e exibição de vídeos em redes sociais, Televisão e sites.


Dia 09/05 - Capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) com entrega de material de apoio para cada UBS.


De 15 à 18/05 As escolas da rede Municipal e Estadual irão trabalhar com os alunos sobre a campanha.


Dia 18/05 Adesivagem de carros na praça.


No Município de Medianeira o trabalho de sensibilizar a sociedade civil e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS tem como objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários além do fortalecimento de potencialidades e aquisições bem como a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.


18 DE MAIO


A motivação para criação de uma data, é que esta seja um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, criando a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Esta iniciativa também visa estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao tema, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e às vítimas.


No ano de 2015 a Câmara Municipal de Medianeira aprovou o Projeto de Lei nº 11/2015, através da Lei nº 492 de 16 de julho de 2015, que instituiu a “Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” o qual torna responsabilidade conjunta o planejamento e a execução de ações em alusão ao dia 18 de maio através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Delegacia da Polícia Civil.


Dia 18 de maio, vamos caminhar juntos contra a impunidade, contra o silêncio, contra a violência...


“TODOS CONTRA A PEDOFILIA!”


Tags


Compartilhe

Google+