Topo
25 de May de 2018
Paraná deve ampliar área plantada de soja para 5,4 milhões de hectares

Paraná deve ampliar área plantada de soja para 5,4 milhões de hectares

Estimativa é 3% maior que a safra passada. A projeção de produção para 2017/2018, em condições normais de clima, é de 19,5 milhões de tonelada



Paraná deve ampliar a área de plantio de soja em 3% na safra 2017/2018, passando de 5,2 milhões para 5,4 milhões de hectares, conforme estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). O estado é o segundo maior produtor nacional de soja.


Apesar da ampliação da área, a projeção de produção na safra em condições normais de clima é de 19,5 milhões de toneladas – 2% menor que na safra anterior, que teve desempenho acima da média.


“Esperamos que o resultado seja tão satisfatório quanto em 2016/2017, pois o Paraná tem espaço para que, com tecnologia e a colaboração do clima, a supersafra se torne habitual”, afirmou o diretor do Deral, Francisco Simione.


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a soja é o principal ativo da economia nacional e paranaense, representando 22% de tudo que o estado produz. “Ela tem o valor de incorpar a cadeia produtiva paranaense”, disse Ortigara.


Vazio sanitário


O plantio da soja no Paraná foi liberado no dia 11 de setembro, quando encerrou o vazio sanitário estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).


O período de 90 dias sem o cultivo do grão ou da planta viva foi adotado para proteger a lavoura da ferrugem asiática, fungo que pode provocar perdas de 100% da produção. O plantio das lavouras segue até 31 de dezembro.




Fonte: G1

Tags


Compartilhe

Google+