Topo
22 de June de 2018
Procons realizam pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados

Procons realizam pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados

Procons de todo o país realizaram, durante esta segunda-feira (dia 28/11), uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados. Ao todo, foram entrevistados aproximadamente 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros e os resultados foram surpreendentes.

A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos.  Além disso, apenas 39.4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relatou conferir sempre tais informações.

Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11.4% dos entrevistados relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8% dos consumidores que participaram da pesquisa.

No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra.

O resultado mostrou também que cerca de 69% dos entrevistados nunca verifica o prazo de validade de produtos de limpeza e higiene pessoal.

Segundo Silvio José Lupschinski coordenador do Procon Medianeira, um dos dados mais impactantes da pesquisa refere-se à quantidade de consumidores que não lê a composição dos produtos que adquire, que representa mais de 46% dos entrevistados.

Já os que se preocupam com essa informação somam apenas 10,4% dos participantes. Outro dado preocupante é o percentual de consumidores que disse já ter encontrado produtos vencidos nas gôndolas dos mercados que frequentam, que somam cerca de aproximadamente 60% dos participantes da pesquisa, avalia Sílvio José.

Fonte: Procon Medianeira

Tags


Compartilhe

Google+