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17 de January de 2018
Uma hora a menos e muito sono: o que fazer para se adaptar ao novo horário

Uma hora a menos e muito sono: o que fazer para se adaptar ao novo horário

Dormir 10 minutos mais cedo, evitar exercícios físicos 3 horas antes de dormir e comer alimentos sem cafeína são dicas que funcionam!


O horário de verão chegou e você nem teve tempo de mudar a rotina e adaptar o organismo. Não se preocupe, especialistas indicam que o corpo leva, geralmente, entre uma semana e 15 dias até se acostumar aos novos horários de comer e dormir.


Nesse período, portanto, há muito que pode ser feito para ajudar esse processo. Confira 5 dicas:




1) Quarto deve estar bem escuro antes de dormir


Algumas mudanças simples na rotina antes de descansar podem ser essenciais para a adaptação ao novo horário. A limpeza do sono é uma delas, que começa por deixar todo o ambiente do quarto bem escuro, em silêncio e em uma temperatura que não seja nem muito quente, nem muito fria.


Uma dica é escurecer o quarto com o uso de cortinas grossas ou mesmo black out.


Da mesma forma, silencie o ambiente deixando todos os aparelhos eletrônicos, especialmente os smartphones e tablets, em outro quarto da casa.


Mude a temperatura com o uso de ar condicionado ou climatizadores.


2) Academia e ginástica antes de dormir? Melhor não


Antes de dormir, prefira manter o corpo relaxado, sem se envolver em atividades agitadas, como os exercícios físicos na academia. Embora os exercícios sejam essenciais para a saúde, procure fazê-los até três horas antes desse preparo para o sono.


3) Durma 10 minutos mais cedo, e acorde 10 minutos mais cedo


Pode parecer que não, mas essa pequena mudança ajuda, continuamente, o organismo a se adaptar ao novo horário. Suavizando a mudança a cada dia, quando os horários de fato mudarem, o impacto será menor.


4) Evite alimentos calóricos ou com cafeína


Tudo que relaxe o organismo é bem-vindo. Refeições pesadas, ricas em gorduras, portanto, devem ser evitadas antes de dormir. Da mesma forma, alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto, refrigerantes devem ser consumidos ao longo do dia e barrados antes de dormir. O mesmo vale para doces, como chocolates.


5) Entretenimento saudável antes de dormir


Se você for uma daquelas pessoas que não consegue pegar no sono sem ser em frente à televisão, procure outras fontes de entretenimento, que não envolvam uma tela. Ler um livro pode ajudar, bem como escutar músicas calmas e tranquilas.


Fonte: Gazeta Do Povo

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