Topo
11 de December de 2017
UTFPR Medianeira: Especialização em Biogás

UTFPR Medianeira: Especialização em Biogás

As inscrições para o curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, que é ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2018.


As aulas ocorrerão em ambiente virtual e terão início em 19 de março de 2018. A Especialização é resultado da parceria entre a UTFPR, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Itaipu Binacional. O curso será semipresencial, com quatro encontros no município de Foz do Iguaçu (PR).


As disciplinas contemplam todos os processos da cadeia produtiva, incluindo métodos químicos de análises, conversão de substratos, operacionalização de biodigestores e purificação do biogás. Segundo o Professor Dr. Thiago Edwiges da UTFPR e idealizador da especialização, todo o conteúdo foi elaborado para capacitar profissionais interessados em atuar no setor.


O conteúdo foi produzido por mestres e doutores com atuação direta na área, com objetivo de atualizar profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás. Os alunos também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas às unidades de produção do CIBiogás.


Mercado em expansão

De acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) o país tem um potencial para produzir cerca de 70 milhões de m³ de biogás por dia. A expectativa é que a aplicação de legislações adequadas e programas de incentivo, como o Renovabio do Governo Federal, proporcionem o desenvolvimento deste potencial nos próximos anos. A Associação estima que o Brasil tenha em 2030 uma produção média de 30 milhões de m³ por dia.


Especialização em Tecnologias de Cadeia Produtiva do Biogás


Início das aulas:19 de março de 2018


Maiores informações: www.cibiogas.org/posgraduacao


Inscrições: http://eventos.md.utfpr.edu.br/tcpb/


Fonte: UTFPR - Medianeira

Tags


Compartilhe

Google+